A EAD, líder no setor de gestão documental, aumentou o seu volume de encaminhamento de resíduos para reciclagem de REEE’s (material informático, fios elétricos) em 315%, o ano passado, no seguimento do seu objetivo de reforçar o compromisso ambiental e a contribuição para a economia circular.
Dos valores registados o ano passado, destaque ainda para o aumento de 123% no encaminhamento de tapes, CD’s, DVD’s e cartões de memória. No global, a empresa encaminhou 639,4 TON de materiais, onde se inclui papel e cartão.
A EAD quer registar números recordes este ano e reafirmar o seu contributo para a sustentabilidade ambiental e económica, intensificando as suas iniciativas de reciclagem de resíduos e de encaminhamento para os operadores.
Paulo Veiga, fundador e administrador da EAD, refere que “a sustentabilidade é um dos nossos pilares essenciais e, como tal, não podíamos deixar de continuamente reforçar o nosso compromisso com a economia circular. Acreditamos que, ao integrar práticas sustentáveis na nossa operação diária, estamos a desempenhar um papel ativo na construção de um futuro mais sustentável para as gerações futuras.“
Numa altura em que as melhores práticas ambientais promovem a redução drástica do papel, a EAD, enquanto empresa de gestão documental, assegura internamente as melhores práticas em toda a empresa, não só ao nível da reciclagem, mas também da otimização energética e demais políticas de sustentabilidade. “Este posicionamento não é uma trend para nós. Está no ADN da empresa há anos. Apesar de o papel continuar a estar no core do nosso negócio, estamos na linha da frente da inovação tecnológica neste setor, e como tal todas as políticas contemplam os equipamentos elétricos e eletrónicos. As percentagens registadas o ano passado refletem isso”, explica o CEO da EAD.
Iniciativas como redução do uso de papel no dia a dia, a sua reciclagem, a reutilização de materiais de escritório, a gestão eficiente de resíduos eletrónicos e a educação ambiental dos seus colaboradores fazem parte das iniciativas que a EAD promove, constantemente.
A EAD contribui positivamente para a economia circular ao adotar práticas que minimizam o desperdício, promovem a reutilização de materiais e incentivam a sustentabilidade na cadeia de valor. Esta abordagem beneficia o meio ambiente e cria vantagens económicas ao otimizar o uso de recursos e reduzir os custos associados à gestão tradicional de documentos.
“A EAD continuará a inovar e liderar pelo exemplo, demonstrando que a gestão documental pode ser sinónimo de responsabilidade ambiental e económica”, sublinha Paulo Veiga.