Eficiência, produtividade e segurança na digitalização em debate em Lisboa
Encontro de Transformação Digital, que acontece em Lisboa no próximo dia 20 de outubro, traz especialistas nestes três pilares para debaterem a digitalização nas empresas
Palmela, 07 de outubro de 2022 – Considerando a situação atual de Portugal e a importância da digitalização para o crescimento da economia, o Encontro de Transformação Digital regressa a Lisboa para a sua quinta edição, dedicado ao tema “Eficiência, Produtividade e Segurança” na gestão documental. Estes três pilares estão na ordem do dia por integrarem o guião de objetivos digitais da Comissão Europeia para 2030. O evento acontece dia 20 de outubro, no VIP Executive Art’s Hotel, em Lisboa, e destina-se a empresários e profissionais de tecnologias de informação de todos os setores.
O ano de 2022 marcou não apenas a consolidação da necessidade de digitalização das relações e processos empresariais devido à pandemia de Covid-19, como também evidenciou como é grande o percurso que ainda é preciso percorrer para as empresas se adaptarem à economia digital e é este o intuito do evento: mostrar como a digitalização das organizações pode acelerar este caminho. Segundo o índice de digitalidade da economia e da sociedade de 2022 da Comissão Europeia, apenas 54% dos europeus com idades compreendidas entre os 16 e os 74 anos têm, pelo menos, competências digitais básicas. Isso afeta de forma direta a eficiência das empresas. A meta europeia é chegar, pelo menos, aos 80% até 2030.
O índice mostra, também, que a utilização de soluções digitais em computação de nuvem, que aumentam a produtividade, apesar de ter atingido os 34% nos últimos dois anos, está muito aquém da meta da chamada Década Digital, estabelecida pela União Europeia, que é de 75%. Este é um entrave mais acentuado entre as PME, pois, segundo o índice, apenas 55% possuem um nível básico de digitalização, enquanto a meta é de que 90% das pequenas e médias empresas usufruam das oportunidades geradas pela economia digital.
Já no que se refere à segurança, as empresas que estão a passar pelo processo de digitalização precisam de se certificar que as suas conexões e dispositivos protegerão não apenas o negócio, mas principalmente os dados de clientes.
Este ano, o encontro será presencial e também transmitido online, e trará esses temas a debate, contando com a participação de Marco Santos, CEO da Fin-Prisma, e de Savannah Bell, diretora de parcerias e alianças estratégicas da OpenBots, que falarão sobre a importância de robotic process automation (RPA) num processo de transformação digital, de Nuno Frota, CFO da Sotheby’s Realty Portugal, que apresentará o caso do processo de transformação digital da empresa, e de Pedro Boavida diretor técnico da Securnet, que irá partilhar algumas histórias e alguns desfechos de ataques ou ameaças de cibersegurança que tiveram de gerir com clientes. Já Jorge Carvalho, solutions sales manager na Dyanix Portugal, irá falar, junto com Jesus Cabañas, diretor geral da divisão de soluções de captura da Fujitsu Ibéria, sobre como as tecnologias disruptivas podem auxiliar esta nova realidade de negócio, coexistindo com a captura de informação tradicional. O evento será moderado por Paulo Veiga, CEO e fundador da EAD – Empresa de Arquivo de Documentação, pioneira e líder de mercado em soluções de gestão documental e organizadora do evento.
Para Paulo Veiga, “nunca como dantes houve softwares tão desenvolvidos para que as empresas possam manter a sua atividade core, sem perder o foco. Queremos dar seguimento a esta discussão e continuar a dar ferramentas às empresas para uma gestão documental que torne os seus processos mais produtivos e seguros”.
V Encontro Transformação Digital – Eficiência, Produtividade e Segurança
Data: 20 outubro, 14h00-17h30
Local: Vip Executive Art’s Hotel, Av. Dom João II 47, 1998-028 Lisboa e online
Inscrições:
Programa:
14:00h – Registo
14:30h – Boas-vindas – Paulo Veiga, CEO da EAD
14:40h – Marco Santos, CEO da Fin-Prisma, e Savannah Bell, diretora de parcerias e alianças estratégicas da OpenBots (desde os EUA, via Zoom) – Importância do RPA num processo de transformação digital
15:00h – Jorge Carvalho, solutions sales manager na Dyanix Portugal e Jesus Cabañas, diretor geral da divisão de soluções de captura da Fujitsu Ibéria – Fluxo de trabalho digital no centro das organizações de sucesso
15:30h – Nuno Frota, CFO da Sotheby’s Realty Portugal – Projeto de Transformação Digital
16:00h – Coffee Break & Networking
16:30h – Pedro Boavida, diretor técnico da Securnet – A arte da ciberguerra
17:00h – Conclusões
17:15 – Sessão de autógrafos com os autores do livro “Transformação Digital – Os Desafios, o Pensar e o Fazer”, Paulo Veiga e Rui Ribeiro
17:45 – Encerramento
Sobre o V Encontro Transformação Digital
O Encontro Transformação Digital acontece, anualmente, em Lisboa, e destina-se a empresários e profissionais de tecnologias de informação de todos os setores. O objetivo é colocar em análise as novas tendências de mercado na gestão documental para o mundo empresarial, através da troca de experiências de profissionais do setor e de casos práticos. O evento é organizado pela EAD – Empresa de Arquivo de Documentação, pioneira e líder de mercado de gestão documental em regime de outsourcing em Portugal.
Sobre Jesus Cabañas
A sua carreira profissional começou em 1995 passando por diversas empresas do sector TI no desenvolvimento de produtos associados à digitalização documental e sua comercialização. Cabañas é desde 2015 diretor geral da divisão de soluções de captura da Fujitsu na Península Ibérica para soluções de Imaging. É formado em Ciências da Computação pela UPM e possui dois mestrados, um em ESIC e ouro em Gestão pela UCJI.
Mais em: Jesús Cabañas Moreno | LinkedIn
Sobre Jorge Carvalho:
Jorge Carvalho é solutions sales manager na Dyanix Portugal e conta com mais de 20 anos de experiência na indústria em soluções de automatização de processos documentais. Ao longo do seu percurso profissional esteve sempre envolvido em soluções de transformação digital com os principais líderes de mercado, atuando como consultor especializado e apoiando na implementação das melhores práticas no fornecimento de soluções destinadas a projetos de automatização de captura de informação. Profissional certificado em Enterprise Content Management Practitioner AIIM Certificate e CDIA+ training.
Mais em: Jorge Carvalho | LinkedIn
Sobre Marco Santos:
Marco Santos é CEO da Fin-Prisma desde 2017 e CIO da EAD – Empresa de Arquivo de Documentação, onde trabalha há mais de dez anos como responsável de tecnologias de informação. É responsável pelo desenvolvimento de vários projetos, nomeadamente do RWS, software de gestão documental e workflow em SaaS da EAD para suportar todo o processo de negócio de documentação digital dos clientes, que conta já com mais de 5000 mil utilizadores.
Mais em: Marco Santos | LinkedIn
Sobre Nuno Frota:
CFO da Portugal Sotheby’s International Realty, função que ocupa desde 2010. Nascido em 1981 (41 anos), iniciou a sua vida profissional em 2004 num escritório de contabilidade, trabalhando com empresas de várias áreas de atividade, como a construção, o retalho e os serviços. Em 2007 começou a trabalhar numa sociedade que era considerada em Portugal como o maior franqueado da Telepizza, onde assumiu a responsabilidade por toda a área financeira, contabilidade, e com uma forte componente de gestão e de apoio às operações. Em 2010 inicia a sua atividade no setor imobiliário até assumir atualmente a função de diretor financeiro.
Licenciou-se em Finanças e Contabilidade em 2004 pela Escola Superior de Ciências Empresariais, no Instituto Politécnico de Setúbal, onde mais tarde concluiu uma pós-graduação na área de Finanças.
Mais em: Nuno Frota | LinkedIn
Sobre Paulo Veiga:
Licenciado em Economia, pelo ISEG, e Pós-Graduado em Ciências Documentais, variante de Arquivo, pela Faculdade de Letras de Lisboa. Fundou a EAD em 1993, dando início a um mercado até então inexistente em Portugal. É formador e orador nas áreas da Gestão e Ciências Documentais, foi distinguido com a menção honrosa de “Inovação e Criatividade” na final nacional do concurso Worldcom Young Business Achiever 1988 e foi diretor nacional da ANJE, desde maio de 1999 até 2006.
Paulo Veiga venceu, ainda, a edição portuguesa do ano 2000 do prémio JEE Prémios Europeus para o Espírito empresarial na categoria de Melhor empresa Europeia Inovadora e foi Presidente nacional, em 2008, da JCI Portugal – Federação Mundial de Jovens Líderes e Empreendedores, presente em 115 países e com mais de 220.000 associados.
Mais em: Paulo Veiga | LinkedIn
Sobre Pedro Boavida:
Licenciado em Informática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e pós-graduado pela Academia Militar em “Guerra de Informação – Competitive Intelligence”, Pedro tem mais de 20 anos precisamente na área de Segurança de Redes e Computadores, com uma perspetiva de consultoria e integração tecnológica, especializada na área de cibersegurança, desempenha há uma década as funções de Diretor Técnico.
Mais em: Pedro Boavida | LinkedIn
Sobre Savannah Bell:
Como diretora de parcerias e alianças estratégicas da OpenBots, Savannah Bell é responsável pelos contratos contínuos de parceiros de negócios e tecnologia. Isso inclui informar os parceiros e os seus clientes sobre a proposta de valor da OpenBots, auxiliar nos ciclos de vendas contínuos dos parceiros e coordenar os recursos internos apropriados da OpenBots para os compromissos do parceiro. Savannah tem uma paixão por permitir que os parceiros tragam soluções de automação de alto valor para os seus clientes, democratizando o acesso à automação inteligente com zero licenciamento de bot. A OpenBots é uma plataforma de automação inteligente de ponta a ponta com recursos para construir, executar e orquestrar robôs de software, bem como processamento inteligente de documentos, descoberta de processos, interação humana, websites e formulários personalizados e migração de plataforma.
Mais em: Savannah Bell | LinkedIn
Sobre a EAD:
A EAD – Empresa de Arquivo de Documentação, atualmente com 29 anos de existência, posiciona-se no mercado da gestão documental, respondendo, em primeiro lugar, a necessidades no tratamento da documentação em suporte papel com soluções tradicionais de gestão de arquivo, como a custódia, destruição segura, organização e avaliação documental; em segundo lugar, oferecendo soluções digitais a necessidades que as organizações podem evidenciar, em termos de agilidade, rapidez, mobilidade, compliance, otimização de custos e competitividade.
A transformação digital veio abrir um leque de oportunidades ao mundo digital e global, que a companhia tem sabido aproveitar, posicionando-se como um dos principais players a oferecer soluções BPO, principalmente na otimização dos processos documentais associados aos processos de negócios das empresas.
A EAD é líder e pioneira em gestão documental em regime de outsourcing em Portugal. Pertence à Hectómetro, grupo empresarial familiar especializado em soluções de gestão documental ao qual pertencem, ainda, a tecnológica Fin-Prisma, a EAD Digital Romania e a Papiro.
A EAD abrange todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira. Em 2019, abriu a sua primeira filial fora de Portugal, a EAD Digital Romania, na cidade de Bucareste, Roménia, para prestar serviços de business process outsourcing (BPO) na otimização de processos documentais das organizações locais, com soluções para diversas áreas das empresas, como despesas de pessoal, accounts payable, mailroom digital e armazenamento cloud.
Mais em: www.ead.pt
Para mais informações: Media em Movimento Mafalda Marques
+351 96 453 31 02 | m.marques@mediaemmovimento.PT