Setor empresarial identifica quais são os pontos fortes da região para captação e atração de investimento.

1. Quais são os pontos fortes da Região Autónoma da Madeira para captar investimento?

2. O que é necessário para atrair mais investimento para a Região Autónoma da Madeira?

1. Não tenho qualquer dúvida de que o maior ponto forte da Madeira são os madeirenses! O maior ativo do arquipélago são as pessoas, a sua formação, a sua hospitalidade e competências. Para mim, a Madeira é um dos melhores destinos turísticos do mundo, não só pela sua beleza natural, mas também porque tem havido um desenvolvimento de nichos que potenciam a criação de new business e isso é resultado de boas decisões de gestão.
O cluster da economia do mar em todas as suas vertentes poderá ser o driver de crescimento para a próxima década, assim existam políticas regionais que permitam esse desenvolvimento.
Em termos da criação de emprego especializado, temos ainda o potencial para todas as profissões associadas à novas tecnologias da informação. Permitindo dessa forma fixar na região profissionais de excelência.

2. A meu ver, o Governo Regional tem aqui um papel fundamental e estratégico. Deve ouvir os parceiros económicos presentes na região para, de uma forma articulada, potenciar as condições para o desenvolvimento do investimento.
Existem boas infraestruturas, boas redes de comunicação, mas faltam ainda parques empresariais onde os terrenos permitam a instalação de empresas com necessidades
logísticas especificas de espaço e acessibilidades.
Como os recursos do Governo Regional são naturalmente reduzidos, a distribuição das verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) regional deve ser criteriosa e especialmente bem acompanhada pelas entidades públicas para garantir o cumprimento das verbas entregues.

Paulo Veiga, CEO da EAD

(in Jornal Económico, Especial investir na Madeira, 29 abril 2022)