O atelier oitocentista da família Vicente, no Funchal, que reabriu renovado no verão de 2019 como Museu de Fotografia da Madeira, recebeu nesta quinta, 10, o Prémio Museu do Ano 2020, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM).

Fundado em 1865 por Vicente Gomes da Silva, o Atelier Vicente’s é um dos dois únicos estúdios de fotografia do século XIX em Portugal, tendo servido até 1978 de local de trabalho a esta família madeirense de fotógrafos. A merecerem uma visita demorada estão o espólio de máquinas fotográficas, os cenários e adereços oitocentistas, bem como a exposição permanente, Do estúdio à Fajã: retrato e paisagem na fotografia madeirense, organizada em torno da paisagem e do retrato, com mais de 250 imagens dos séculos XIX e XX do espólio de 15 fotógrafos. O Arquivo Regional guarda cerca de três milhões de fotografias, além de 20 coleções de fotógrafos nacionais e estrangeiros.

(In https://www.pportodosmuseus.pt/2020/12/13/museu-da-fotografia-da-madeira-atelier-vicentes-distinguido-como-melhor-museu-do-ano/)