Para as empresas açorianas se tornarem mais eficientes e entrarem na economia digital, a Empresa de Arquivo de Documentação (EAD), especializada em soluções de gestão documental, apresenta às instituições regionais ferramentas digitais que as podem ajudar a manter o seu funcionamento, sem recurso ao papel, como o seu principal suporte ao registo da sua atividade.
Gestão documental na cloud; gerir correspondência digital; digitalização em massa e captura de documentos “on the move” são as quatro soluções apresentadas pela EAD.
Paulo Veiga, diretor executivo daquela empresa, em entrevista à Atlântida, explica em que consistem estas ferramentas.
O responsável adiantou que muitas empresas, devido à pandemia de Covid-19, tiveram de colocar os seus colaboradores em teletrabalho e solicitaram soluções para os seus negócios, revelando que “começaram a recolher correspondência nos seus apartados”, abrindo depois os envelopes, “digitalizavam e entregavam no software de gestão documental, permitindo que as empresas através de um browser, conseguissem aceder aos documentos”, como faturas, contratos, documentos que careciam de decisões e ações e despachá-los.
No caso dos Açores, Paulo Veiga diz que houve algumas solicitações caso fosse necessário a empresa intervir, não tendo, no entanto, avançado com nenhuma outra solução para além daquelas que já prestam. Contudo, o responsável salientou que a insularidade é já uma forma de confinamento, afirmando que as empresas açorianas estavam mais bem preparadas para esta situação de teletrabalho do que as do continente.Sobre as mais-valias que aquela empresa traz para os seus clientes, o diretor executivo diz que os ajudam “a serem céleres e a tratarem os seus processos de compra, de importação, de recursos humanos e contabilidade de forma mais rápida”, frisando que tratam dos “processos com o mínimo de recursos”, obtendo “resultados desejados em tempo útil”.
Quanto ao feedback das empresas açorianas, Paulo Veiga refere que o nível de satisfação dos seus clientes é superior a 90%, sendo um dos mais altos do país.
A EAD está a operar na Região há 12 anos e conta com dois centros de operações com capacidade instalada para 40 mil caixas de arquivo.
Atualmente a empresa conta com cerca de 30 clientes regionais, sendo que em altura de confinamento tiveram seis empresas interessadas em aprofundar o seu conhecimento sobre a EAD.
(in https://www.radioatlantida.net/instituicao-ajuda-empresas-acorianas-a-melhorar-os-seus-negocios/) e/ou (in https://www.youtube.com/watch?v=5RsEKrMUfSY)