O verão, que teima em afirmar-se, é tempo das ditas “férias grandes”. É nesta altura que costumamos dizer que “o país para”, tal não é o número de colaboradores que aproveitam para tirar um período de férias mais extenso.

Ao longo do ano, os colaboradores, estão sujeitos a um desgaste físico e mental intenso e as férias representam, uma pausa, um recarregar de baterias para os próximos desafios que se avizinham.

Por norma, o período de férias serve para aproveitarmos o tempo com familiares e amigos e realizarmos aquelas atividades que nos são impossíveis de concretizar no restante ano, quer sejam atividades sociais, culturais, sociais, desportivas ou mesmo o “dolce far niente”.

As férias por si só, são um elemento importante para o bem-estar dos colaboradores, ajudando-os a diminuir o stress, a aumentar os níveis de energia e, por consequente, a concentração e a produtividade.

Qualquer colaborador necessita de descansar por forma a “limpar” a cabeça e fazer uma espécie de “reboot” ao sistema. Só depois do descanso é possível voltar a encarar o próximo ano de trabalho.  E quando digo descanso, é na aceção da palavra: desligar de tudo, incluindo da tecnologia que tanto nos ajuda no dia-a-dia, mas que nas férias podem ser um verdadeiro pesadelo!… É preciso usá-la com conta peso e medida. Use moderadamente as redes sociais (caso tenha) e tente cortar com o cordão umbilical que o liga ao trabalho: os e-mails! Quando vai de férias, pense que quem o acompanha gosta da sua companhia. Se passar o tempo todo ao telefone, ou a responder a emails, nada será diferente de um dia de trabalho. Nas férias só há uma regra: desligar. Telefone, só use para falar à família, aos amigos e para tirar fotos ou buscar informações relativas às suas férias.  O ideal seria dizer, deixe o telemóvel em casa. Mas isso, já se sabe, é impossível.

Deixo-vos umas dicas para conseguirem usufruir das férias e recarregar as baterias ao máximo:

1 – Deixe o seu trabalho em ordem – é natural que no(s) último(s) dia(s) só pense nas férias (para onde vai, o que vai fazer, com que vai…) e possa descurar o seu trabalho, mas se deixar tudo em ordem, não há desculpa para lhe ligarem por causa de uma tarefa que deixou incompleta.

2 – Delegue o seu trabalho. Este conselho adapta-se a todos, quer sejam “meros” colaboradores, quer sejam diretores ou até CEO. Saber delegar trabalho é muito importante e isto não significa que está a empurrar trabalho! Significa orientar outro colega para que possa responder a uma questão nas suas férias e a sua Companhia não fique prejudicada com a sua ausência. Lembre-se que ninguém é insubstituível e quando alguém não está, o trabalho precisa, na mesma, de ser feito.

3 – Avise, atempadamente, os seus colegas, clientes, diretores, subordinados que vai de férias. Se os avisar, com o devido tempo, não têm desculpa para dizerem que não sabiam que vai de férias e, portanto, darem-lhe trabalho extra.

4 – Consulte a sua inbox, mas de forma muito controlada – É quase, humanamente, impossível dizer-lhe para não ler emails. Não conseguimos resistir à tentação de darmos uma espreitadela de vez em quando. Mas é isso mesmo: de vez em quando. Faça esta consulta num horário, mais tardio, mais relaxado e apenas abra e/ou responda aos emails verdadeiramente urgentes. Se conseguir resistir, claro, não leia nenhum! Isso seria perfeito.

5 – Guarde o seu telemóvel no bolso, quando se senta à mesa. Esta situação até deveria ser uma prática diária, mas já está tão enraizado que é difícil cortar com este hábito, mas tente fazê-lo, pelo menos, em férias. Experimente. Vai ver que não se arrepende. Vamos contribuir para deixarmos de ver famílias a olhar para o telemóvel, sem comunicarem uns com os outros, sem se olharem nos olhos…. Dê o exemplo.

6 – Faça atividades – Planeie algumas atividades ao ar livre, visitas culturais em família. Estar de férias, descansar, é mais do que ficar deitado “de papo para o ar”. Um dia bem passado e ocupado ajuda a esquecer o trabalho e a relaxar ainda mais.

7 – Pense com quem vai de férias, dê-lhes atenção – Este último conselho pode soar-lhe estranho, mas tente perceber quem está consigo (mulher/marido, filhos, namorada(o)) e dê-lhe a devida atenção, porque são eles que “reclamam” a sua ausência durante o ano. Dedique-lhe o máximo de tempo nas férias. Este período é só vosso. Aproveitem!

Se seguir, pelo menos, alguns destes conselhos, vai ver que vais conseguir recarregar as suas energias e voltar com outro ânimo para o seu trabalho. Aliás, caso fosse preciso dizer, há estudos que compram isto mesmo: pessoas animadas e com baterias recarregadas das férias fazem a diferença nas suas equipas e nos seus departamentos.

Portanto, vá de férias. Mesmo!

PS: não leia este artigo no seu telemóvel, na praia!