Foi, recentemente, concluído o Plano de Continuidade de Negócio (PCN) da EAD, o qual visa definir como a Companhia irá gerir os incidentes, em caso de desastre ou de outros incidentes disruptivos, assim como a forma como vai recuperar as suas atividades. De facto, a política do PCN refere isso mesmo e é o espelho da preocupação constante da EAD: “Comprometemo-nos em estar preparados para lidar com todos os incidentes ou impactos adversos que possam interromper as nossas operações e consequentemente, possam afetar os nossos clientes e outras partes interessadas. Queremos melhorar continuamente o desempenho e a prontidão da continuidade do nosso negócio, oferecendo aos nossos clientes e às outras partes interessadas um serviço seguro, resiliente, eficaz e profissional”.
O PCN foi elaborado com base nas orientações e requisitos para sistemas de gestão de continuidade de negócio das normas internacionais ISO 22313:2012 e ISO 22301:2012.
Apesar de não estarem sistematizados os requisitos específicos de continuidade das partes interessadas da EAD, todos os contratos com clientes incluem um anexo com as “Condições de Segurança” existentes nas instalações da EAD.
Os requisitos de níveis de serviço (SLA) com os tempos de resposta aos pedidos dos clientes, foram entretanto sistematizados e foram considerados na Análise de Impacto no Negócio realizada previamente.
O Âmbito do PCN inclui as instalações de Palmela, Montijo e Vilar do Pinheiro, e os serviços da Divisão de Arquivos Intermédios, Divisão de Arquivos Correntes, Divisão de Arquivos Óticos e Divisão de Tecnologias de Informação, para todos os tipos de sinistros já previstos nos Planos de Segurança da EAD (incêndio, explosão, sismo, etc.).
Por forma a dotar os principais responsáveis do PCN dos conhecimentos necessários para executar com sucesso os diversos procedimentos associados ao mesmo, em caso de ocorrência de um incidente disruptivo que dê origem à ativação do PCN, no passado dia 02 de setembro foi ministrada uma ação de formação, cujos destinatários foram:
Equipa de Gestão de Crises;
Equipa de Apoio à Gestão de Crises;
Equipas de Recuperação de Atividades.
Posteriormente, foi ministrada outra ação de formação alargada aos restantes colaboradores, com o objetivo de os sensibilizar, para as principais tarefas a realizar em caso de ocorrência de um incidente disruptivo que possa originar a ativação do PCN.