Já pensou que o nível de envolvimento dos colaboradores poderia ser ainda mais elevado?

Como sempre e cada vez mais, as empresas estão decididas em atingir o sucesso, apesar de, no clima atual não poderem arcar com a perda de produtividade causada pelo reduzido envolvimento e motivação, ou a perturbações e custos associados ao recrutamento e formação de novos colaboradores. Ora, quando o envolvimento e a motivação dos colaboradores são elevados, os resultados melhoram. Os colaboradores envolvidos têm melhor desempenho, menor absentismo e menor propensão para, inclusivamente, deixarem as empresas. As nossas equipas têm de ser coesas, motivadas e profissionais. Isto consegue-se com o envolvimento constante de todos. Pode parecer fácil e, eventualmente, todos já sabemos ao que me refiro, no entanto esta arte de liderar pessoas está longe de se intuitiva e fácil. Se assim o fosse todas as empresas eram excelentes e não o são. A minha perceção é de que nós estamos no bom caminho e é preciso continuar com a fórmula Envolvimento = Energia + Compromisso.
Cada vez mais, o papel do líder é o de criar uma cultura de energia e entusiasmo nas organizações, ou seja, de Envolvimento. Contudo, os colaboradores é que têm de fazer a escolha de comprometerem a sua total energia na criação de valor e sucesso.

Nove entre dez empresários ficam constantemente em dúvida se os seus colaboradores estão a ser tão produtivos ou ajudaram a melhorar a produtividade quanto poderiam. Para responder a esta questão é preciso colocar-se do outro lado da equação, i.e: o que o envolveria e motivaria se fosse um gestor? Deixo, então, aqui algumas dicas para aumentar a produtividade da vossa equipa:

1. Conheça a sua equipa
Os colaboradores são muito mais que um nome no processamento de salários. Reserve um tempo para conhecer quem trabalha para si: os seus valores, interesses, habilidades, desafios e aspirações. Fazendo isso, vai surpreender-se com talentos escondidos. Além disso, é uma oportunidade de conhecer as preocupações e queixas da sua equipa. Acredite: as pessoas sentir-se-ão muito mais motivadas quando perceberem que estão a ser ouvidas e valorizadas.

2. Ofereça oportunidade de desenvolvimento
Dê à sua equipa a hipótese de crescer profissionalmente dentro da sua companhia. Há diversas formas de fazer isso: investindo num serviço de coaching, workshops, cursos e até mesmo dando mais responsabilidades para alguns membros da equipa. Encoraje os colaboradores no seu desenvolvimento e crescimento.

3. Comunique-se de forma clara e constante
Seja claro sobre as suas expectativas em relação ao desempenho da equipa. Mantenha as pessoas informadas sobre tudo o que acontece na Companhia e particularmente sobre qualquer coisa que tenha impacto nas funções que elas desempenham. Se espera que a sua equipa seja honesta e aberta, comunique-se com eles desta mesma forma. Por outro lado, tenha uma postura de olhar em frente e fale com realismo positivo sobre o futuro.

4. Seja uma inspiração
Comunique de forma clara onde quer chegar como equipa e detalhe como pretende alcançar este objetivo. Convide os profissionais a colaborarem e participarem. Ofereça oportunidade de resolver um problema em conjunto. Encoraje a equipa a correr riscos e mostre que os erros podem acontecer quando se pratica o pensamento inovador. Seja coerente com a missão e a visão da sua empresa. Dê abertura para a sua equipa pensar e contribuir.Demonstre, igualmente, intenção positiva em todas as comunicações formais e informais

5. Reconheça as boas performances e a produtividade
Quando valoriza o bom trabalho, demonstra que se importa com a sua equipa. Reconheça quando uma tarefa for concluída com sucesso e dê feedback aos seus profissionais uma vez por semana, no mínimo. Certifique-se que você oferece o ambiente ideal para que os seus colaboradores possam alcançar o melhor desempenho possível e faça-os sentir quanto o trabalho que eles realizam é importante para a empresa.

6. Peça feedback e demonstre humildade
Mostre que você não é perfeito e que, assim como a equipa, está em busca de crescimento. Questione os colaboradores sobre o que você pode fazer para tornar o trabalho deles ainda melhor. Deixe claro que cada opinião é importante.

7. Melhore suas habilidades de liderança
Estar presente, escutar com atenção e fazer perguntas claras são habilidades fundamentais para um líder. Quando as incorpora ao seu estilo de gestão, certamente o resultado não tardará a aparecer: a sua equipa confiará em si e produzirá muito mais. Para envolver e aumentar a produtividade dos seus colaboradores é preciso saber escutar. Esteja atento a cada demanda dos seus profissionais e procure resolvê-las. Esteja lá pela seu equipa. Esta atitude faz toda a diferença.
Em suma, para o sucesso das iniciativas e estratégias de envolvimento ativo de clientes, as empresas necessitam também de focar-se no envolvimento dos colaboradores, que advém, de duas principais fontes: eficácia da liderança e cultura da empresa.

Continuação de bom trabalho!