Moradores da cidade de Kamikatsu, no Japão, limpam e reciclam quase todo o lixo produzido, o governo local quer atingir a meta de lixo zero até 2020

A cidade de Kamikatsu, no Japão, está a tentar atingir uma ambiciosa meta: 0% na produção de lixo até 2020. Com uma população de 1.700 habitantes, a cidade tomou a iniciativa após constatar os males gerados ao meio ambiente pela incineração do lixo. O governo local impôs um programa sanitário no qual os habitantes lavam e classificam o lixo que produzem em 34 categorias diferentes.
Como a cidade não tem um sistema de recolha, os moradores são responsáveis por levar o lixo produzido ao centro de reciclagem da cidade, onde agentes garantem que todo o material foi tratado adequadamente.

Com este processo, a cidade conseguiu garantir que 80% do lixo produzido fosse reutilizado ou reciclado. Os demais 20% foram enviados a aterros sanitários. Porém, a cidade planeia não ter mais aterros sanitários até 2020. O programa foi tão bem sucedido que é tema de um documentário produzido pela Seeker Network.

Embora admitam que o programa é algo que dá trabalho, os moradores já começam a sentir os benefícios. O centro de reciclagem divulga aos moradores quanto é que a reciclagem de um item economizou para a cidade. “É doloroso, no princípio fomos contra a proposta. Mas quando nos acostumamos, passa a ser normal”, disse a moradora Hatsue Katayama.

O sucesso do programa fez Kamikatsu superar as expectativas de alguns líderes mundiais. Além do programa, a cidade também criou uma loja chamada “kuru-kuru”, onde os visitantes podem deixar algum item e levar outro para casa de graça. Também há na cidade uma loja onde costureiros transformam antigos kimonos e roupas em ursos de peluche, bolsas e outros itens úteis.

(In Opinião & Noticia)