A empresa portuguesa digitalizou 32 milhões de páginas de documentos em 2021, um aumento de 82% face a 2020

A EAD empresa de gestão documental em regime de outsourcing em Portugal, espera crescer este ano 59% nos serviços ligados à digitalização, alcançando um total aproximado de 35 milhões de páginas digitalizadas até final de 2022.

Esta é um empreitada para a qual é necessário um enorme estofo, e com a digitalização de processos das empresas em cima da mesa, a digitalização de documentos tornou-se um exercício de gestão dos mais importantes para a vida das empresas em transformação.

Pela primeira vez, em 2021, os serviços ligados à digitalização e às TI ultrapassaram, em termos de faturação, os serviços de custódia de arquivo, ano em que a EAD digitalizou 32 milhões de páginas de documentos, mais 82% do que em 2020, ano em que foram digitalizados 17,5 milhões de páginas de documentos.

Este aumento ficou a dever-se a uma maior procura deste serviço, fruto da vontade das empresas iniciarem o seu processo de transformação de digital, aliado aos incentivos Portugal 20-30. Tal crescimento verificou-se, sobretudo, por parte de organizações dos setores da banca, seguros, crédito ao consumo, hotelaria e setor público, entre outros.

Embora seja importante dizer que a motivação desta ação de digitalização das empresas não deve ser apenas motivada por um qualquer financiamento, com ou sem financiamento a vida das empresas depende da transformação digital que começa na digitalização dos seus processos. É certo que todos os apoios são poucos para levar a cabo tamanha tarefa, no entanto importa traçar um plano que preveja a necessidade de adquiri este tipo de serviços de forma equilibrada sem desonerar as outras prioridades da gestão.

Ao todo, a EAD faturou 2,8 milhões de euros em 2021 com os serviços de digitalização, tornando-se este no serviço mais relevante dentro da companhia portuguesa com 29 anos de atividade, juntamente com os serviços de business process outsourcing (BPO) e backoffice, com um peso de 42% dentro da faturação do grupo.

“A digitalização continua a ser um processo relevante para a eficiência das organizações e ainda há muito por fazer neste campo. Há uma consciencialização cada vez maior do tecido empresarial para esta necessidade e é preciso continuar a acelerar a transição digital das empresas”, sublinha Paulo Veiga, CEO e fundador da EAD.

A EAD viu, ainda, crescer os serviços de tecnologias da informação em 36% em 2021, enquanto os serviços de consultoria subiram 57% e os de reciclagem segura de arquivo de documentação aumentaram 26% face a 2020.

(in https://www.computerworld.com.pt/2022/05/16/ead-preve-ultrapassar-35-milhoes-de-paginas-digitalizadas-em-2022/)