Celebra-se hoje, dia 31 de março, o Dia Mundial do Backup. Para uma empresa, perder informação crítica sobre um negócio pode pôr em causa a sua sobrevivência, como tal, é necessário saber como proteger os seus dados.

“É sabido que metade das empresas que são alvo de desastres e não conseguem recuperar a sua informação crítica em menos de dez dias correm o risco de desaparecer. Hoje, a constante ameaça cibernética faz-nos repensar a forma como gerimos as nossas organizações. Não devemos menosprezar a possibilidade de algo correr mal, mesmo que essa hipótese seja remota, sob pena de destruirmos em dias aquilo que levou anos a construir”, advoga Marco Santos, CIO do Grupo EAD, que deixa 4 conselhos sobre como melhor gerir a informação das organizações.

1 – Definir políticas de backups
É importante definir quem tem acesso a que conteúdos, em que local devem ser guardados os dados, em que suporte e qual a periodicidade dos referidos backups.

2 – Definir os tipos de backups a fazer
As empresas devem definir que tipos de backups vão fazer: se diferencial, incremental, ou completo. Um backup diferencial compara o backup feito anteriormente e copia apenas as alterações efetuadas, o incremental atualiza apenas os ficheiros com alterações efetuadas desde o último backup, enquanto que o backup completo fará uma cópia completa.

3 – Faça backups em dispositivos físicos em locais diferentes
Há uma tendência para desvalorizar os backups em locais físicos. No entanto, aloje um backup num local externo à sua empresa para que possa ser acedido em caso de desastres, como um ciberataque, pode evitar a paragem total da atividade.
Garanta que o transporte seja feito “em malas próprias, herméticas, com uma estrutura resistente a choques, arranhões ou corrosão e ultrarresistentes aos impactos, para evitar a deterioração ou perda da informação”, sugere o Grupo EAD.

4 – Guarde os seus backups físicos fora da empresa
Aconselha-se que os backups físicos sejam mantidos e guardados fora da organização, em instalações próprias, numa sala cofre de alta segurança, que permita a custódia de suportes óticos e magnéticos, disponibilizando como complemento um serviço de rotações periódicas, de acordo com a política de backups em vigor na organização.

(in https://executivedigest.sapo.pt/proteja-a-sua-empresa-siga-estas-4-dicas-para-backups-seguros-dos-seus-dados/)