Dez anos para mudar o mundo. Ou, pelo menos, para o tornar mais sustentável. Este é o desafio da ONU para acelerar o cumprimento das metas colocadas às nações de todo o mundo.

Chama-se “Década da Ação” e é muito provável que venha a ouvir cada vez mais falar dela. Trata-se de um movimento que decorre entre 2020 e 2030 e representa o prazo que todos os países-membros das Nações Unidas têm para cumprir as 169 metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Chame-se “prazo” ou “desafio”, ou até “apelo”, este call to action lançado pela ONU decorre de uma única realidade: os avanços na realização dos ODS acordados em 2015, no âmbito da denominada “Agenda 2030”, são ainda insuficientes. E o foco, agora, é acelerar o progresso mundial em direção ao desenvolvimento sustentável até esse ano.

“Para alcançarmos um mundo sustentável, próspero e de paz, precisamos de uma Década de Ação reforçada, com entrega e dedicação absolutas. O custo de falharmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é impossível de suportar e o destino e futuro da Humanidade decidem-se já hoje, nas ações que todos tomamos no dia-a-dia”, refere a ONU.