A pioneira do ‘outsourcing’ de gestão de documentos em Portugal tem uma nova casa: “A EAD – Empresa de Arquivo de Documentação, pioneira e líder de mercado em Portugal de gestão documental em regime de outsourcing, inaugurou, no dia 1 de Setembro, um novo centro de operações no Montijo”. A EAD investiu cerca de 1,5 milhões de euros no centro de operações, um espaço que “permitirá à companhia albergar mais 200 mil caixas de arquivo, numa área de 1600 metros quadrados e 12 metros de altura”. A empresa, com sede em Palmela, está em fase de crescimento interno e pretende expandir a sua atividade nos mercados externos.

Maria Clara Silva, vereadora da Câmara do Montijo, esteve presente no evento e deixou elogios à aposta da EAD no concelho: “Uma PME desta dimensão é muito importante para o nosso concelho, não só pela questão do emprego, mas também pelas questões económicas que cada vez mais são importantes. Esta é uma empresa que trabalha em áreas importantes, como o ambiente, a qualidade de vida e dá-nos algum conforto neste momento em que a questão das reciclagens e do lixo é uma preocupação em qualquer cidade de média dimensão”.

A EAD investiu cerca de 1,5 milhões de euros no centro de operações, um espaço que “permitirá à companhia albergar mais 200 mil caixas de arquivo, numa área de 1600 metros quadrados e 12 metros de altura”.

“O novo centro servirá para albergar arquivo intermédio, isto é, documentação das empresas que, por lei, deve ficar arquivada durante dez anos. As novas instalações estão dotadas com um sistema de ‘sprinklers’, o que, em caso de incêndio, garante uma maior proteção aos arquivos nos clientes”.
Com sede em Palmela e operações em Vilar do Pinheiro, São Miguel (Açores) e Funchal (Madeira), a EAD, atualmente com 970 clientes em carteira, expande assim a sua atividade para um centro nevrálgico da atividade empresarial em Portugal.

Empresa quer chegar aos mercados internacionais
“Com a crescente procura dos serviços, era uma questão de tempo até abrirmos um novo centro operacional. Estas instalações têm todas as condições de segurança e permitem-nos melhorar a custódia e gestão de arquivo intermédio a longo prazo, aumentando também a nossa capacidade instalada para fazer face à procura por parte dos nossos clientes”, sublinhou Paulo Veiga, CEO da EAD.

“As vantagens são essencialmente duas: a primeira de ordem logística/operacional, pois estamos perto da A33 e com acesso mais rápido a Lisboa; em segundo lugar, o facto de o lote de terreno ser de grandes dimensões, permite gerir a edificação de novas instalações conforme o negócio da custódia vai crescendo a custos muito competitivos, pois uma parte do investimento já está feito”, diz o CEO da EAD.

Em 2016, a EAD faturou 4,7 milhões de euros, mais cinco por cento que no ano precedente. Para 2017, a administração da EAD prevê superar os cinco milhões de euros em volume de negócios.

Com 24 anos de existência, a EAD, digitalizou no ano passado mais de 19 milhões de documentos, uma subida de 12 por cento face aos 17 milhões de documentos digitalizados em 2015.

A inauguração do novo centro de operações no Montijo marcou, ainda, o 24.º aniversário da companhia, numa celebração que contou com dezenas de funcionários e parceiros da EAD. A empresa está em fase de crescimento interno e pretende expandir a sua atividade nos mercados externos, garante Paulo Veiga, em entrevista ao Jornal de Negócios. “Quando se tem a nossa experiência, bons quadros, jovens, motivados e capital, temos mesmo que passar a fronteira. É isso que fizemos há cerca de um ano, e atualmente estamos muito perto de tomar posição numa empresa polaca, mercado que elegemos para a nossa internacionalização”, disse o líder da empresa