1 – Apenas 2,7% de toda a água consumida no mundo é própria para consumo. Se colocássemos toda a água do planeta numa garrafa gigante, a água potável equivaleria a uma gota.
2 – O alimento mais consumido do mundo é o leite. São quase 480 milhões de toneladas do produto consumidas na forma de queijos, iogurtes, gelados e outros derivados. Detalhe: suspeita-se que o tipo de leite mais consumido seja o de cabra.
3 – Os insetos representam 50% de todos os seres vivos do planeta e 90% de todos os animais. Estima-se entre 5 e 30 milhões o número de espécies existentes. Por enquanto, apenas 1 milhão foi catalogada pela ciência.
4 – Uma em cada 17 mortes no mundo é provocada por insetos. O campeão absoluto em número de vítimas é o mosquito, responsável por doenças como malária, febre amarela, febre do Nilo, dengue…
5 – Aranhas, ácaros e centopeias não são insetos. Aranhas e ácaros são aracnídeos e centopeias são quilópodes.
6 – Baratas são capazes de se arrastar dezenas de metros mesmo com as vísceras expostas depois de uma batida. E se uma pata for arrancada, ela pode recuperá-la em poucos dias.
7 – Os ovos de moscas são depositados sobre matéria orgânica em decomposição como restos de alimentos, fezes, cadáveres etc. Aliás, a mosca é o primeiro inseto a descobrir um cadáver.
8 – Para produzir o equivalente a 1 quilo de mel, as abelhas precisam visitar em torno de 5 milhões de flores. Uma observação: o mel nada mais é do que vómito de abelha.
9- Os albatrozes, algumas das aves marinhas mais comuns, passam a maior parte das suas vidas a voar. Eles são capazes de voar durante semanas sem avistar terra. Chegam a alimentar-se e dormir durante o voo.
10- A enguia é capaz de dar um choque maior do que o de uma tomada elétrica doméstica. A sua descarga chega a 125 volts.
11 – Dez por centos das espécies de peixes trocam de sexo uma vez na vida. Os peixes “transexuais” são divididos em dois grupos: o protândrico e o protogínico. Os protândricos são os que têm na juventude glândulas capazes de produzir óvulos e espermatozoides. Os protogínicos possuem ovários que, com o tempo, transformam-se em testículos.
12 – O animal mais forte do mundo é o besouro-rinoceronte. Ele consegue carregar 850 vezes o peso do seu corpo, o equivalente a um homem carregar 75 carros nas costas.
13 – O maior animal que já existiu foi o argentinossauro, que media nada mais nada menos que 45 metros de comprimento e pesava 85 toneladas. Como o próprio nome indica, o argentinossauro foi descoberto na Argentina.
14 – A maior floresta tropical que existe é a floresta amazônica. Mas, acredite, ela não é a maior do mundo. A maior é a floresta boreal, que cobre quase todo o norte do planeta. Formada por árvores coníferas típicas de climas mais frios, ela é também conhecida como taiga.
15 – Você sabia que são derrubadas cerca de 13 milhões de hectares de florestas por ano, uma área do tamanho da Grécia? Os maiores desmatamentos ocorrem no Sudeste Asiático, África e América do Sul.
16 – O rio Amazonas despeja no oceano Atlântico, num único dia, mais água do que o rio Tamisa num ano. Um dos afluentes do Amazonas, o rio Negro possui mais água doce do que toda a água doce da Europa.
17 – Só para se ter uma ideia da quantidade de água doce despejada no Atlântico pelo Amazonas, a salinidade do mar é mais baixa do que o normal até 150 quilómetros mar adentro.
18 – O maior deserto do mundo é o deserto do Saara, cujo tamanho é equiparado ao da Europa. O curioso é que ele nem sempre foi deserto. Os cientistas têm provas de que ele já abrigou uma densa floresta tropical no passado.
19 – As tempestades de areia do deserto do Saara atingem grande parte do oceano Atlântico e muitas vezes chegam até os confins da floresta amazónica.
20 – O deserto mais árido do mundo fica no Chile. Alguns estudioso afirmam que uma área do deserto do Atacama passou incríveis 571 anos sem registrar uma gota d´água. Outro detalhe: as temperaturas no Atacama podem variar de 40º durante o dia a 0º Celsius à noite.
21 – Nós não percebemos, mas ocorrem em torno de 50 mil terremotos por ano em todo o mundo. Apenas 100, no entanto, são fortes o suficiente para provocar algum tipo de dano. Uma observação: de cada 10 tremores, um ocorre no Japão.
22 – O terremoto mais mortífero da atualidade foi o que atingiu o oceano Índico no final do ano de 2004. O tremor no fundo do mar provocou tsunamis que invadiram o litoral de diversos países, deixando mais de 200 mil mortos.
23 – O país com maior atividade vulcânica é a Indonésia. Alguns dos mais conhecidos vulcões do mundo estão no seu território. É o caso do Krakatoa, cuja erupção em 1883 matou mais de 36 mil pessoas. A força da explosão foi tão grande que ela pode ser escutada a mais de 7 700 quilómetros de distância, na Austrália.
24 – Uma das maiores sucessões de erupções vulcânicas de todos os tempos ocorreu há 250 milhões de anos na atual região da Sibéria. Elas foram tão colossais que extinguiram 96% da vida terrestre (podemos afirmar, portanto, que os atuais seres vivos são descendentes das espécies sobreviventes).
25 – A mais extensa cadeia de montanhas do mundo fica no oceano Atlântico, entre a América e a África. Infelizmente não podemos vê-la porque ela é totalmente submersa. Com seus picos de quase 4 000 metros acima do leito do mar, essa cadeia é chamada de Dorsal Meso Atlântica.
26 – A poluição dos oceanos chegou a um nível absurdo. Investigadores descobriram a existência de duas imensas ilhas de lixo – constituídas na sua maior parte por resíduos plásticos – no oceano Pacífico. Juntas, essas ilhas tem o dobro do tamanho do território dos Estados Unidos.
27 – O ouro é um metal tão difícil de ser encontrado que os especialistas calculam que existam apenas 5 quilos dele para cada 1 milhão de tonelada de terra. Aliás…
28 – Sabia que as medalhas de ouro distribuídas nos Jogos Olímpicos são, na maior parte, constituídas de prata?
29 – O coração humano bate 70 vezes por minuto. Isso significa que ele bate 100 mil vezes por dia, 3 milhões por mês e 36 milhões por ano. Num minuto, o coração bombeia 5 litros de sangue para o corpo.
30 – Nós piscamos em média 25 mil vezes por dia. Piscar mantém o olhos lubrificados, evitando o ressecamento. No espaço de 24 horas, uma pessoa produz à volta de 2 litros de lágrimas.
31 – Existem 3 600 espécies de vírus conhecidas. Alguns cientistas, no entanto, acreditam que esse número seja ainda maior. Vírus podem infectar seres humanos, plantas e até bactérias.
32 – Uma das maiores epidemias de que se tem registro foi a peste negra, que dizimou 1/3 da população europeia do século XIV, e no curto espaço de 4 anos. Só para se ter uma noção do que foi essa epidemia, dos 140 monges de um convento em Montpellier, na França, apenas sete sobreviveram.
33 – Ninguém sabe o porquê, mas a maior parte dos vírus transmissores da gripe surge na Ásia. Eles passam pela Europa e Estados Unidos antes de chegar ao Brasil.
34 – Eram faladas mais de 1 000 línguas no Brasil na época do Descobrimento. Destas, apenas 180 são usadas atualmente e 11 tem mais de 5 mil falantes.
35 – D. Pedro I enfrentou uma grande crise de diarreia no dia em que proclamou a Independência do Brasil.
36 – O lugar mais frio da Terra é a estação Vostok, na Antártida. Por lá, a temperatura no inverno pode chegar a -89º Celsius. Esse frio inconcebível foi registrado em 13 de setembro de 1982.
37 – A temperatura mais alta registada foi de 58º Celsius, na Azízia, na Líbia.
38 – A Lua afasta-se da Terra a uma velocidade de 1 a 3 centímetros por ano e 3 metros por século.
39 – Entre cápsulas, satélites e naves tripuladas, 70 missões visitaram a Lua desde 1959. A missão mais famosa foi a Apolo 11, que levou o primeiro homem até lá. Aliás… os astronautas que foram à Lua deixaram no solo lunar resíduos como botas, roupas, bolas de golfe e até sacos de xixi.
40 – Os países com maior número de fenómenos de OVNIs são, pela ordem: Estados Unidos, México, Peru, Brasil e Rússia. Acredite se quiser, mas uma das cidades com maior quantidade de registros de abduções é São José dos Campos, no interior paulista.