O ecoturismo ou turismo ecológico é a atividade turística que se desenvolve sem alterar o equilíbrio do Ambiente, evitando assim danificar a natureza. Trata-se de uma tendência que procura compatibilizar a indústria turística com a ecologia.
O ecoturismo está associado a um sentido da ética, uma vez que, para além do desfrute do viajante, procura promover o bem-estar das comunidades locais (recetoras do turismo) e a preservação do meio natural. O turismo ecológico também procura incentivar o desenvolvimento sustentável (isto é, o crescimento atual que não ponha em risco as possibilidades futuras).
Os princípios do ecoturismo respeitam a cultura do país anfitrião (país de acolhimento), minimizam o impacto negativo que possa causar a atividade turística e apoiam os direitos humanos. Um ecoturista que se preze, por exemplo, não compra um produto para o qual tenha havido mão-de-obra infantil.
Apesar do auge do ecoturismo, não existe qualquer regulamentação clara a seu respeito. Há quem inclua no ecoturismo qualquer atividade turística que suponha o contacto com a natureza, o que é errado, já que muitas dessas excursões prejudicam bastante o ecossistema.
O turismo de massas acaba por ser prejudicial em praticamente toda a sua essência, tendo em conta que envolve o transporte aéreo (em aviões) sendo que este é poluidor, a utilização de hotéis muitas das vezes construídos em lugares naturais (em frente ao mar, por exemplo) e a produção de uma grande quantidade de resíduos que nem sempre são tratados de forma correta, entre outros problemas. Por isso, muitos especialistas consideram que o verdadeiro ecoturismo deve ser minoritário, o que não significa que não se possa desenvolver uma indústria turística mais responsável.
(In site Conceito de Ecoturismo)
Autoradmin
Publicado emAgosto 2, 2016
CategoriasCantinho da Sustentabilidade
Deixe uma resposta