O que é a camada de ozono e para que serve?

Situada a 50 km acima da superfície terrestre (estratosfera), constituída por cerca de 90% de ozono e com uma espessura que pode ir até 20 km, a camada do ozono é a grande responsável por assegurar a vida na Terra.

O ozono estratosférico funciona como uma barreira de defesa contra os raios ultravioletas (UV-B) prejudiciais à saúde dos seres vivos. A sua existência garante a proteção e o equilíbrio ecológico do planeta, bem como a prevenção de algumas doenças, como o cancro de pele ou as cataratas.
Apesar dos seus efeitos protetores, a verdade é que a camada de ozono continua a ser tema de conversa devido à crescente diminuição da sua camada sobre a Antártida. Estas alterações devem-se, essencialmente, à existência de agentes poluidores que a destroem progressivamente.

O buraco da camada de ozono corresponde ao decréscimo da camada de ozono na estratosfera, sobre a Antártida. Estima-se que a camada de ozono esteja a diminuir cerca de 4%, a cada 10 anos, aumentando ainda mais esta percentagem em algumas estações do ano, sobre a região dos pólos.

Nos finais de 2009, o buraco da camada de ozono tinha uma área de aproximadamente 24 milhões de quilómetros quadrados. De Setembro de 2006 a Setembro de 2009 e segundo fontes da Nasa, o buraco do ozono sofreu uma perda de 5 milhões de quilómetros quadrados em 3 anos, o equivalente a mais de 50 vezes a área de Portugal!