De 24 a 29 de janeiro, Paulo Veiga, CEO da EAD, integrou a missão empresarial à Polónia, promovida pela Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa e a CIEP, em parceria com a Polish Portuguese Chamber of Commerce.Esta missão visou, essencialmente, proporcionar às empresas um conjunto de reuniões bilaterais de negócio com entidades oficiais e com potenciais parceiros e clientes locais.

Com um mercado com cerca de 40 milhões de consumidores e uma taxa de crescimento acima de 3%, a Polónia é um país que oferece inúmeras possibilidades de negócio e investimento para as empresas portuguesas. A Polónia é o único país da União Europeia que evitou a recessão durante a crise, com um crescimento económico acumulado entre 2008 e 2013 de 23%. A sua localização estratégica na Europa faz com que este mercado seja um dos mais atrativos para a exportação e para o investimento por parte das empresas portuguesas.
Esta missão, que teve um encontro e jantar com a embaixadora de Portugal, na Polónia, Mª Amélia Paiva, Nuno Lima Leite (Trade & Investment Agency) da AICEP e outros empresários portugueses já instalados neste mercado, visou proporcionar à EAD e às restantes empresas participantes, um conjunto de oportunidades e o contacto com players locais relevantes para o nosso negócio, ie:

Conhecer o ambiente de negócios do país;
Realização de reuniões individuais de negócios com empresas e empresários Polacos, de acordo com o perfil de cada empresa participante;
Contacto com a Embaixada Portuguesa na Polónia e com parceiros locais de referência;
Contacto com a Polish Portuguese Chamber of Commerce (PPCC) e com os Conselheiros CIEP;
Desenvolvimento de contactos com entidades Governamentais locais para apoio ao investimento na Polónia;
Conhecer os principais operadores do mercado no sector de cada empresa, a concorrência e o perfil dos consumidores Polacos;
Estabelecimento de contactos com a diáspora portuguesa do meio empresarial local.
Cada vez mais empresas portuguesas têm apostado na Polónia como um mercado preferencial para as suas exportações. A estabilidade governamental, a credibilidade e segurança para o investimento, um poder de consumo que tem aumentado significativamente e a alta qualificação da mão de obra polaca são fatores distintivos deste país do centro-este da europa.