Qual o tamanho do sol? Quanto pesa? Que temperatura faz no Sol? Como produz calor?
A estrela gigante que todos nós conhecemos e nos dá vida, o Sol, é uma maravilha da Natureza, de dimensões e temperaturas verdadeiramente espetaculares. É a estrela que está no centro do nosso Sistema Solar, ao redor do qual giram todos os Planetas. No artigo de hoje vamos mostrar algumas curiosidades sobre o Astro-Rei, o Sol.
Como se formou o Sol?
O Sol é uma grande estrela sólida, formada a partir de uma destruição gravitacional, quando poeira do espaço e gás de uma nebulosa chocaram violentamente, dando origem a esta grande estrela que é o Sol.
Como é constituído o Sol?
O Sol é constituído na sua grande parte por hidrogénio, cerca de 70%, e ainda de hélio, cerca de 28%, sendo que os restantes 2% são de outros gases. Na superfície do sol existe uma espessa camada de plasma, que se desloca constantemente devido à influência dos movimentos de convecção produzidos pelo calor no seu núcleo. Estes movimentos ininterruptos provocam uma reação nuclear. A transformação do hidrogénio em hélio causa uma fusão, que se movimenta em direção à superfície do sol e é libertada para o espaço na forma de radiação eletromagnética, gerando uma intensidade luminosa intensa e ondas de calor muito fortes.
Como é óbvio, o núcleo é várias vezes mais quente que a superfície do Sol, mas a temperatura desta sobe até 2 milhões de graus Kelvin, sempre que a fusão no núcleo alcança a superfície.
Qual o tamanho, massa e temperatura do Sol?
O tamanho do Sol é gigante, com um diâmetro de 1392 milhões de quilómetros, ou seja, 100 vezes maior que o tamanho do nosso Planeta Terra e situa-se a uma distância da Terra de 150 milhões de quilómetros. O Sol ocupa 99,86% da massa do Sistema Solar, e está localizado no seu centro.
A massa do Sol é 300 mil vezes maior que a massa da Terra, ou seja, 19 x 1029 toneladas. Para ter uma ideia deste peso, basta acrescentar 29 “zeros” à frente do 19 e terá a quantidade de toneladas que tem a massa do Sol. É mesmo muito não é?
A temperatura do Sol também é impressionante. A temperatura à superfície do sol é cerca de 1 a 2 milhões de graus Kelvin e de 15 milhões de graus Kelvin no interior do seu núcleo.
O que são manchas solares, erupções solares e ventos solares
A fusão que acontece no núcleo do sol e as temperaturas elevadíssimas aí geradas, criam um campo magnético muito intenso. Isto faz criar algumas manchas solares, pontos mais escuros que surgem na superfície do Sol. Estes pontos ou manchas estão a temperaturas relativamente inferiores à temperatura da superfície do sol, daí o seu aspeto mais escuro. As manchas solares geram também forças magnéticas que provocam as erupções solares e ejeções de massa coronal, fortes erupções de gás a altas temperaturas, provenientes da coroa do sol. São estes gases que fazem parte dos ventos solares, que ao atingir o campo magnético da Terra, podem provocar distúrbios geomagnéticos, que são capazes de danificar ou prejudicar as centrais elétricas e as comunicações no nosso planeta.
As erupções solares acontecem sempre que uma parte do plasma aquece demasiado, até vários milhões de graus Kelvin, fazendo com que haja uma grande aceleração de protões e eletrões e resultando em projeções de matéria para o espaço. Estas projeções poderão ser, como já dissemos, muito prejudiciais para as comunicações e para as redes elétricas do nosso Planeta, já que geram grande quantidades de eletromagnetismo. Também podem ser prejudicadas as transmissões de aeronaves ou até astronautas em missões espaciais.