Setembro 2015 – Pioneira na gestão de arquivo documental em Portugal, a Empresa de Arquivo de Documentação (EAD) retomou este ano a distribuição de lucros e começou a realizar rastreios auditivos, visuais e consultas médicas nas instalações da empresa para todos os seus colaboradores.
No sentido de melhorar o bem-estar e potenciar a motivação dentro da companhia, a administração decidiu reimplementar a repartição de lucros, política que esteve suspensa entre 2011 e 2013 (enquanto ainda pertencia ao setor empresarial do Estado), aliando-a à distribuição de prémios de produtividade semestrais para os colaboradores com melhores avaliações de desempenho.
No âmbito da medicina preventiva e curativa, só este ano foram realizados 49 rastreios visuais e outros tantos rastreios auditivos, bem como ações de formação e de sensibilização sobre insuficiência venosa, varizes, alimentação e dor lombar.
Além disso, desde março deste ano que os colaboradores da EAD podem ser consultados por um médico nas instalações da empresa, tendo já sido realizadas 35 consultas, cujo principal foco é a resolução de problemas súbitos, a prescrição de receitas e aconselhamento médico sobre boas práticas de saúde. Uma medida simples com impacto direto no absentismo.
Mas há mais: além da medicina curativa a EAD promove boas práticas de vida, fornecendo fruta fresca aos seus trabalhadores, que têm ainda direito a seguro de saúde e vacina sazonal, ginásio, campos de futsal e de basquetebol, e massagens laborais em dias temáticos, como, por exemplo, o Dia da Mulher.
A Medicina Curativa visa a prestação de cuidados abrangentes e continuados, com vista à manutenção das suas aptidões, equilíbrio e valores. A Medicina Preventiva é uma aposta a longo prazo na mudança dos hábitos de vida, em prol da saúde mental e física.
Paulo Veiga, CEO da EAD, acredita que “estas medidas visam diminuir o absentismo e melhorar as condições de trabalho, mas acima de tudo trazer felicidade e motivação no dia-a-dia, educar sobre boas práticas ambientais e profissionais, para juntos fazermos mais e melhor”.
Felicidade no trabalho é também proporcionar momentos de lazer de qualidade e potenciar o trabalho em equipa, pelo que a EAD promove sempre jantares e idas ao teatro no Natal, atividades lúdicas no aniversário da empresa, passeios e concursos internos.
Formação e Segurança reforçadas
A par das questões de saúde, a EAD aposta, ainda, na formação contínua para os seus colaboradores, realizando planos de desenvolvimento profissional individualizados. Além disso, são realizados inquéritos regulares aos trabalhadores sobre as condições de trabalho, potenciando assim a melhoria das mesmas.
No que respeita à segurança no trabalho, a empresa promove a realização de simulacros ambientais, bem como a instrumentalização dos seus trabalhadores para o caso de se depararem com diversas situações de emergência, como é o caso de incêndios ou de sismos (nomeadamente nas instalações de São Miguel, Açores). Os colaboradores são submetidos, de igual modo, a formação de primeiros socorros.
A EAD possui, também, Planos de Segurança nas suas instalações, devidamente aprovados pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), e efetua auditorias internas semestrais para validar as respetivas questões de segurança laboral, arrumação e estado dos arquivos.Sobre a EAD:
Atualmente com 22 anos de existência e considerada PME Líder pelo IAPMEI há três anos consecutivos, a EAD é uma “Document Service Provider” que avalia métodos de trabalho em Arquivo e Gestão Documental, e que conceptualiza, apresenta e implementa soluções ajustadas às necessidades dos seus clientes.
Certificada nos seus processos de suporte aos serviços prestados, com a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com os requisitos da norma ISO 9001:2008: Sistemas de Gestão da Qualidade, a EAD opera em Portugal Continental, Região Autónoma dos Açores e Região Autónoma da Madeira, sendo a única empresa do ramo com presença nestas regiões.
Líder de mercado em Portugal e pioneira em Custódia e Gestão de Arquivo no país, a EAD opera em mais de 800 clientes, com cerca de 178.920 m2 de área de custódia, 940.100 contentores com documentos, 32.000 volumes de documentação e cerca de 176.700 de cópias de originais enviadas em 2014. É certificada pelas normas ISO 9001, ISO14001 e ISO 18001, tem 103 colaboradores e fechou o ano de 2014 com uma faturação de 4,5 milhões de euros. Para 2015, projeta uma faturação de 4,8 milhões de euros e está lançada na internalização para a Europa de Leste e depois Magrebe, num investimento que rondará os 4 milhões de euros.
Mais em www.ead.pt
Para mais informações:
Media em Movimento
Mafalda Marques | +351 96 453 31 02 | m.marques@mediaemmovimento.pt