Uma equipa de arqueólogos que trabalhava na região de Oppland, na Noruega, entre os glaciares que vão derretendo devido ao aquecimento global descobriu centenas de objetos descartados ou perdidos daquele período histórico agora revelados pelo gelo que vai retrocedendo.

A Terra experienciou um período bastante quente há 7.000 anos, mas os séculos de frio que se seguiram cobriram muitas partes do planeta, nomeadamente a Noruega, com espessas camadas de gelo perene. Agora que as alterações climáticas estão a proporcionar o aquecimento da Terra, o gelo começa a derreter e a revelar os artefactos ocultados durante séculos.
Entre os objetos encontrados pelo arqueólogo Lars Pilo e a sua equipa estão facas, setas, pequenas ferramentas e sapatos da Idade da Pedra, bem como crânios de cavalo e bastões de caminhada do tempo dos Vikings.
A maior parte dos artefactos foram encontrados num caminho montanhoso que terá sido utilizado com bastante frequência já que os humanos daquela altura migravam para as montanhas no verão ou para efetuarem trocas com as aldeias vizinhas. Objetos semelhantes estão também a ser descobertos na Montanhas Rochosas e nos Andes, no continente americano, onde o gelo também está a derreter.